segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009


Verdades, curiosidades e mitos sobre varizes nas pernas

Estudos científicos recentes desmistificam muitos conceitos que ainda circulam como verdades, como uso de sapato alto e exercícios físicos causarem o aparecimento delas


Parece que somente a espécie humana tem varizes nas pernas. Além dos problemas de coluna e da postura, ter varizes faz parte do ônus por sermos bípedes. As veias das pernas, e não dos braços, tornam-se varizes - ficam dilatadas, tortuosas e alongadas -, em parte, em decorrência da impiedosa força da gravidade.

O coração, mais especificamente o átrio direito, situa-se a altura muito maior do que as pernas. O sangue desce para as pernas pelas artérias, impulsionado pela contração do coração e com ajuda da pressão hidrostática. Já o retorno do sangue para o coração é um trabalho de equipe. O sangue é aspirado pelos movimentos respiratórios e empurrado pela contração da musculatura da panturrilha e pela compressão da esponja plantar durante a caminhada. A coluna de sangue é sustentada pela parede das veias e por um sistema de válvulas que, quando funciona, mantém o retorno do sangue no sentido do tórax.

Por que temos varizes nas pernas e não nos braços? A pressão do sangue nas paredes das veias das pernas é muito maior que nas veias dos braços, localizados em nível semelhante ao do coração. Não é somente a gravidade que aumenta esta pressão: a obesidade, a gestação e as roupas que comprimem o abdome e as virilhas também podem agravar as varizes.

Quando analisamos o conhecimento do senso comum sobre a luz dos fundamentos descritos acima e com os resultados dos estudos científicos mais recentes, podemos compreender e desmistificar alguns conceitos que circulam como mitos.

A elegância que o sapato com salto traz é ofuscada pela fama de que causa varizes. Alguns estudos comprovam o contrário. Definitivamente, sapato com salto acima de 2 cm melhora o retorno venoso das pernas e não causa varizes. Outros mitos: que cruzar as pernas dá varizes, atividade física dá varizes, e que existem medicamentos para evitar varizes.

Em contrapartida, existem outras situações com algumas evidências de que sejam verdades em relação às varizes: têm como fator predisponente a hereditariedade, piora com o uso de anticoncepcionais orais, com a gestação, tem mais na mulher do que no homem, piora com a obesidade e com o sedentarismo.

Apesar de ser um fator de risco para o desenvolvimento de trombose venosa, o fato de ter varizes não significa que a pessoa vai ter trombose venosa.

O tratamento das varizes é indicado quando a pessoa apresenta sintomas, complicações ou desconforto estético. Atualmente, o tratamento das varizes é muito menos penoso do que há alguns anos. Quando há indicação de tratamento, o especialista e o paciente discutem sobre a melhor opção terapêutica. Existem várias modalidades de tratamento que vão desde orientações gerais até a necessidade de cirurgias.

As novidades quanto ao tratamento incluem a possibilidade do uso do Laser, da realização de escleroterapias com pouquíssima dor e a utilização de um medicamento em forma de espuma para preencher as varizes. Mesmo quem precisa de tratamento cirúrgico, deve levar em consideração que os procedimentos realizados hoje são menos invasivos e quase sempre preservam as veias safenas.
Na era do conhecimento não se justifica aumentar o sofrimento por desinformação ou informação inadequada.

Dr. Antonio Carlos de Souza
Angiologista e Cirurgião Vascular

Nenhum comentário:

Postar um comentário