segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A fonoaudiologia

e a estética facial

A fonoaudiologia estética associada a outros profissionais relacionados com a área potencializa um bom resultado. A partir dos 25 anos já é recomendado o tratamento com caráter preventivo para as pessoas que desejam retardar o envelhecimento

A fonoaudiologia estética vem a cada dia se consolidando como uma das áreas mais procuradas na atuação do fonoaudiólogo. A estética facial tem contribuído para que as pessoas encontrem a satisfação em estarem mais bonitas, joviais e com o semblante mais harmônico.



O trabalho fonoaudiológico consiste numa anamnese onde são passadas várias orientações quanto ao funcionamento ideal da musculatura facial, higienização e cuidados. Depois o paciente passa por uma avaliação detalhada a fim de verificar o funcionamento e tonificação da musculatura facial, sua relação com as funções estomatognáticas (respiração, mastigação, deglutição e fala) e hábitos inadequados. A partir daí, a terapia é determinada de acordo com as necessidades do paciente, consistindo em realizar um trabalho de tonificação e em alguns casos de soltura da musculatura facial. Através de massagens e exercícios específicos, as expressões faciais são amenizadas e suavizadas prevenindo e reduzindo o surgimento das rugas e marcas de expressões consideradas inadequadas de acordo com a idade e características de cada paciente. Ao final da sessão, o paciente recebe orientações sobre exercícios personalizados que serão praticados no dia-a-dia até o próximo encontro.



A paciente Silvia Palma, de 32 anos, faz terapia há dois meses e já consegue perceber a diferença do tônus muscular da face e de sua percepção sobre seus hábitos que acarretavam as marcas acentuadas ao redor dos lábios e na testa. Atualmente, consegue se controlar e tem maior cuidado quanto ao uso do protetor solar e da importância do uso dos óculos de sol.
A fonoaudiologia estética associada a outros profissionais relacionados com a área potencializa o bom resultado do tratamento. A dermatologista Luciana Vasconcelos verifica que seus pacientes que fazem acompanhamento estético fonoaudiológico têm mais sucesso em seu tratamento. O olhar voltado para a retirada dos hábitos que muitas vezes não são notados pelos pacientes, orientações como até mesmo a aplicação do produto na face e a tonificação da musculatura fazem todo o diferencial de um tratamento que não é invasivo e é indolor. A diminuição das mímicas faciais e das marcas de expressão prorroga o efeito da toxina botulínica e a quantidade de substância aplicada é menor.



A partir dos 25 anos já é indicado o tratamento com caráter preventivo às pessoas que desejam retardar o envelhecimento, nos casos pré e pós - cirúrgico tanto da face quanto bariátrica (redução de estômago), na busca de mudanças de hábitos e qualidade de vida e também para atletas que buscam compartilhar o trabalho corporal com o fortalecimento muscular facial.



O objetivo de qualquer um dos casos citados é de aumentar a oxigenação dos tecidos, a mobilidade, trazendo reequilíbrio e fortalecimento muscular, prevenindo rugas e flacidez, podendo ser realizados em homens e mulheres. Os bons resultados não só proporcionam músculos mais definidos, mas também melhoram a auto-estima do paciente.


Cintya Lima J. Turnes

Fonoaudióloga - Especialista em Motricidade Oral e Estética Facial



Nenhum comentário:

Postar um comentário