segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009


Dores nas pernas. Quem não tem?

Em entrevista à Revista Ponto cirúrgico, o angiologista e cirurgião vascular Antonio Carlos de Souza fala sobre esse sintoma, comum a grande maioria das pessoas, que pode ser um sinal de alerta de que algo em nosso corpo não anda bem

RPC: As dores nas pernas é uma queixa comum nos consultórios de Angiologia?

Dr. Antonio Carlos: Sim. Dores nas pernas é um sintoma muito freqüente. A espécie humana paga um preço por ser bípede. A coluna vertebral e os membros inferiores fazem o papel da “suspensão” do corpo. Em decorrência disto a sobrecarga sobre as pernas pode levar a várias doenças e um dos sinais de que alguma coisa pode estar errada é a dor.

RPC: Quais as causas de dores nas pernas?

Dr. Antonio Carlos: Todas as estruturas que compõem as pernas e coxas podem ser causas de dores. Têm sido descritos pelo menos 200 possibilidades de causas de dores nas pernas: oriundas dos ossos, articulações, ligamentos, músculos, tendões, nervos e estruturas vasculares. Lembrando que as doenças circulatórias englobam os sintomas decorrentes dos comprometimentos venosos e arteriais, que são muito diferentes. Cabe ressaltar que o estilo de vida contemporâneo apresenta vários componentes que agem como desencadeantes de dores nas pernas.

RPC: O senhor disse que dores nas pernas são agravadas pelo estilo de vida. Quais os hábitos modernos que podem piorar as dores nas pernas?

Dr. Antonio Carlos: Sim. Como dito anteriormente, a raça humana recebe o ônus por ser bípede. Todo peso da pessoa é suportado pelos membros inferiores. O sobrepeso e a obesidade, muito prevalente nos tempos atuais, são fatores que originam ou pioram as dores nas pernas. Na era da informática, passamos muitas horas sentadas em uma mesma posição, alimentando-se mau e com um estilo de vida onde a regra é o sedentarismo. Recentemente, há relatos de alguns casos de tromboses venosas associada a longas horas de permanência frente a um computador; situação denominada de e - trombose.

RPC: O que é e - trombose ?

Dr. Antonio Carlos: É a denominação, provavelmente provisória, que tem se dado à trombose venosa profunda associada ao hábito de permanecer longo período sentado frente a um computador. A estase sangüínea nas veias das pernas causada por esta postura pode levar a formação de coágulos – trombo – nestas veias. Outra situação inusitada relacionada com a trombose venosa, é a trombose associada a viagens aéreas prolongadas. Neste caso denominado síndrome da classe econômica.

RPC: Qual o papel da atividade física na prevenção das dores nas pernas?

Dr. Antonio Carlos: De uma forma geral, as atividades físicas sem impacto, ou seja, sem movimento brusco, são benéficas para a saúde das pernas. As pessoas que já sofrem de dores nas pernas só devem fazer atividade física orientada por um profissional da área. Poderíamos citar como exemplo o papel benéfico das atividades que condicionam a panturrilha para as pessoas que apresentam insuficiência venosa. A panturrilha funciona com um coração periférico ajudando no retorno do sangue das pernas para o coração.

RPC: Quem tem dores nas pernas deve ficar preocupado. Pode ser um sinal de alguma doença grave?

Dr. Antonio Carlos: A dor é um sintoma de alerta. Se estiver doendo alguma estrutura do corpo está sendo agredida. Apesar de a dor ser nas pernas, a causa pode ser sistêmica, ou seja, em outra parte do organismo.


RPC: Quais as orientações gerais o senhor daria às pessoas que têm dores nas pernas?

Dr. Antonio Carlos: Procurar ajuda de um médico. Normalmente quando uma pessoa é acometida de dores nas pernas, relaciona inicialmente a problemas circulatórios e procura um angiologista.


Dr. Antonio Carlos de Souza
Angiologista e Cirurgião Vascular

Nenhum comentário:

Postar um comentário