terça-feira, 17 de fevereiro de 2009


Redução de peso não é só uma questão estética, mas de saúde





Milhares de mortes que ocorrem todos os anos estão relacionadas com a obesidade. Vários problemas médicos graves relacionam-se à obesidade, incluindo diabetes tipo 2, doenças no coração, hipertensão e o infarto
Para a maioria das pessoas o termo "obesidade" significa estar muito acima do peso. Obesidade, especificamente, refere-se ao excesso de quantidade de gordura corporal. Todos nós precisamos de certa quantidade de gordura corporal, para armazenar energia e outras funções. Como regra, mulheres têm mais gordura corporal do que homens. A maioria dos profissionais da saúde concorda que homens com mais de 25% de gordura corporal e mulheres com mais de 30% apresentam obesidade.

Uma vez que medir a quantidade de gordura em uma pessoa é difícil, profissionais baseiam-se em outro meio para diagnosticar a obesidade: o índice de massa corporal (IMC), que é freqüentemente utilizado. Este é um método indireto onde se divide o peso pela estatura em metros ao quadrado (kg/m2). Um dos problemas, em utilizar unicamente este método de avaliação, é que a tabela não distingue entre excesso de gordura e músculos. Uma pessoa musculosa pode ser classificada erroneamente por essas tabelas como tendo obesidade. Por exemplo, os fisiculturistas e outros atletas com muitos músculos, podem estar com sobrepeso sem serem obesos.

O IMC, entretanto, não caracteriza, adequadamente, a distribuição da gordura corporal, já que o excesso de gordura intra-abdominal é um prognosticador de risco para a saúde. Para se ter idéia do volume de gordura visceral (intra-abdominal), mede-se a circunferência da cintura. Há aumento de risco para a saúde quando a circunferência da cintura exceder 94 cm no homem e 80 cm na mulher.

...E de quem é a culpa? De um modo geral há uma tendência a acreditar-se que o excesso de comida venha a ser o principal fator da obesidade. A gente sabe que não é bem assim, porque se assim fosse, bastaria uma redução e ou um controle alimentar qualquer e as pessoas emagreceriam com a maior facilidade. Umas têm tanta facilidade de engordar como dificuldade de emagrecer. Outras engordam e emagrecem com a maior tranqüilidade. A obesidade tem, basicamente, duas causas: genética e influência do meio ambiente. A primeira é bastante complexa. A cada ano é publicado um mapa dos genes envolvidos na doença. O alvo para a prevenção e tratamento fica, então, voltado para a segunda causa, que pode até merecer mais atenção do que a genética. Em condições de sedentarismo, estresse, comida fácil, gordurosa e com muitos doces, haverá um aumento da obesidade.

Obesidade é mais do que um problema com a aparência, é um perigo para a saúde. Milhares de mortes relacionadas com a obesidade acontecem todos os anos. Vários problemas médicos graves têm sido relacionados com a obesidade, incluindo diabetes tipo 2, doenças no coração, hipertensão e o infarto. Obesidade também está relacionada com maiores taxas de certos tipos de câncer. Homens obesos têm maior probabilidade de morrer de câncer de cólon, reto ou próstata. Mulheres obesas têm mais chances de morrer de câncer de mama, útero e ovários. A obesidade pode gerar uma série de distúrbios hormonais que acabam invertendo a ordem dos culpados. Ou seja, não é o distúrbio hormonal o causador, e sim a obesidade a causadora dos supostos distúrbios vindo em cascata.

O método para tratamento depende do nível da obesidade, condição geral de saúde e motivação para perder peso. O tratamento da obesidade deve incluir uma combinação de dieta, exercícios físicos e mudanças comportamentais, sendo o tratamento mais eficiente no combate à obesidade.Em alguns casos de obesidade severa, depois de algumas tentativas relacionadas com dietas, a cirurgia para redução de estômago (bariátrica) pode ser recomendada. Lembre-se que o controle de peso é um esforço para toda a vida.

Pensando nisso, Giulia idealizou a Sabor Light, loja especializada em alimentação balanceada para poder atender melhor a seus pacientes, ensinando a comer com qualidade e quantidade suficiente.


Giulia Maria Zanello Fragomeni.
Nuticionista - Especialista em Obesidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário