terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Novas tecnologias em infectologia e oncologia são desenvolvidas


Em tempos de grandes transformações no ramo de diagnósticos, novas tecnologias em infectologia e oncologia são desenvolvidas. Exames foram elaborados com base em técnicas inovadoras, com a finalidade de aumentar a precisão e a sensibilidade na detecção de patologias


Nos últimos meses, Brasília e o Brasil se viram envolvidos em notícias aterradoras com uma nova sigla KPC (Klebsiellapneumoniae produtora de carbapenemase). Mães amedrontadas desapareceram das emergências hospitalares. Pessoas nos corredores das empresas, jornais, telejornais e, mesmo, em mesas de bares discutiam sobre essa sigla, que parece ter o poder sobre a vida e a morte.
Entretanto, a KPC já é um adversário conhecido em outros países, como ocorreu nos Estados Unidos, em 2008, e em outras localidades do mundo. Com isso, técnicas moleculares em nível de ácidos nucléicos (DNA e RNA) que apresentam maior eficiência, precisão e rapidez (em torno de 24 a 48 horas) vêm sendo desenvolvidas. O Instituto Adolf Lutz (IAL), no estado de São Paulo, e o Laboratório Tecnogene, em Brasília, de maneira independente, vêm trabalhando com a técnica deRibotipagem e outras metodologias moleculares para isolamento das bactérias e outros micro-organismos.
Essa técnica pode ser utilizada na identificação rápida das bactérias, assim, como na determinação do seu padrão de resistência aos antibióticos, principalmente em pacientes graves em UTI, em que esta informação pode modificar o plano terapêutico.
Esta metodologia tem um custo similar à hemocultura, que continuará a ser utilizada, mas um resultado demora em média de 5 a 7 dias, período muitas vezes crucial para o paciente, mas que nem semprea bactéria é isolada. Outra vantagem deste exame é a maior sensibilidade e o fato de, mesmo após o uso de antibiótico, se conseguir identificar a bactéria.



Captura híbrida oferece ótimos resultados no tratamento do HPV

Atualmente, a identificação do HPV através do DNA viral está padronizada. O teste por captura híbrida ainda é a melhor indicação inicial da prevenção ginecológica associado ao Papanicolau. O HPV (Papiloma Vírus Humano) éa causa de várias patologias ginecológicas inclusive, em caso de persistir a infecção, como o câncer de colo uterino. Após a confirmação por captura híbrida, é possível pelagenotipagem identificar o tipo do vírus.
O Laboratório Tecnogene implantou, recentemente, uma metodologia rápida, sensível e eficaz capaz de identificar 18 diferentes subtipos de HPV em média de três dias úteis.
O estudo do câncervem sendo auxiliado por diversas metodologias que envolvem o estudo do DNA, RNA e proteínas. Para isso, exames como o OncotypeDX foram disponibilizados. Ele possibilita, no grupo de pacientes portadoras de câncer de mama com receptor positivo e linfonodos negativos, a necessidade ou não do uso de quimioterapia profilática, evitando a sua aplicação sem nenhum benefício para a paciente, que, neste caso, utiliza apenas o tratamento hormonal.
O Laboratório Tecnogene realiza também diversos exames relacionados com a análise de mutações genéticas, como a análise de mutações para câncer de mama e ovário (BRCA1, BRCA2, análise para metabolização doTamoxifeno), cólon (Instabilidade de microssatélite, deleção do cromossomo 18, mutação BRAF), pulmão, as mutações dos genes do EGFR, os quais estão intimamente relacionados com a resistência a inibidores da tirosinakinase, uma terapia alvo de grande importância para casos selecionados.
Dessa forma, o Laboratório Tecnogene dispõe de uma excelente equipe técnica e dos mais avançados exames nas mais diversas áreas, o que possibilita ao profissional da área de saúde uma maior confiabilidade e agilidade no diagnóstico de doenças estabelecidas e emergentes. O Laboratório atende a convênios e a particulares.

Contatos: Endereço: SEP/Sul EQ 705/905 – Bloco B – Térreo – Ed. Centro Empresarial Asa Sul, Sala T21 – Asa Sul – Plano Piloto – Brasília – DF – CEP: 70.390-055. Fone: (61) 3443-4480 – Fax: (61) 3244-1776. E-mail: sac@tecnogene.com.br Home Page: www.tecnogene.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário